25 de abril de 2009

Jaú dos bois e In Memoriam: uma ponte entre a memória e a morte

Jaú dos bois e In Memoriam: uma ponte entre a memória e a morte

Paula Ivony Laranjeira de Souza – Universidade do Estado da Bahia – UNEB

RESUMO:Em seus contos Aleilton Fonseca traz o passado de volta pra salva-lo do esquecimento. Há sempre um narrador trazendo imagens, experiências e vivencias de um momento que não voltará jamais, mas que repousa e se eterniza através da escrita. Porém o que mais chama a atenção em seus contos é a suavidade e a freqüência com que trata do tema morte, mostrando que ela convive conosco não como um fim, mas antes como uma condição, a fim de que a vida que passa se transforme em vida que não passa. Este trabalho pretende uma incursão pelos contos “Jaú dos bois” e “In memoriam”, abordando a temática morte e memória.

PALAVRA-CHAVE: Memória, Morte e Linguagem.



ENCONTRO DE LETRAS E ARTES: SUAS INTERFACES.UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA-UNEB-CAMPUS VI; Cidade: Caetité-BA. 2007


2 comentários:

AFRICA EM POESIA disse...

Parabéns...
Gostei e hoje dia da Liberdade em Pirtugal deixo...

LIVRE

Livre…
Ser livre…
Muito relativo…
Pois eu sou livre…
Mas…
Penso …
No meu irmão…
E só sei livre…
Plenamente…
Quando…
A minha liberdade…
Não atropelar …
Nem magoar ninguém! …




Lili Laranjo

Efigênia Coutinho ( Mallemont ) disse...

Jaú dos bois e In Memoriam: uma ponte entre a morte e a memória*
Por: Paula Ivony Laranjeira

Pils , você foi muito feliz nesta postagem deste conto, onde a gente vai lendo com entusiasmo , eu apreciei muito, meus PARABÉNS, voc6e sabe o que faz, e faz bem feito,
Efigênia Coutinho