12 de maio de 2009

Fazendo uma leitura ...





"Escrever é, em última instância, um ato solitário e que se completa quando há a leitura. Sozinho(a), quem escreve enfrenta o papel ou o monitor do pc para trazer todo um universo que talvez venha a ser partilhado por outras pessoas. Escrita e leitura, faces da mesma moeda, dependem de posições de raça, gênero e classe. Há coisas de mulheres que só elas podem escrever, coisas que só os índios, que só os negros podem transformar em conto, poema, romance, peça de teatro. Se o leitor não estiver aberto a essa viagem, criará muros e deixará de viver uma experiência fascinante".
Sendo assim, o amante da literatura deve está aberto à leitura de todo tipo de texto, conhecer antes, julgar depois. É preciso está ciente que conhecer os clássicos é fundamental, mas fundamental também é conhecer a história e saber como se deu a escolha dos clássicos, qual a visão e formação ideológica, cultural, social (...) de quem realizou tal estudo e classificação. É necessário estar consciente de que outros foram deixados à margem. Nesse sentido, temos que ler inocentemente, e descobrir a magia do texto, a beleza, e toda a carga cultural que ele traz ... e só depois, escolher o que daremos preferência...Vale salientar que dá preferência não significa excluir ou menosprezar...
Ao dar preferência aos meus favoritos, devo está ciente de que os meus critérios de escolha não são os mesmos que outras pessoas adotam, portanto, outras listas nasceram em oposição a minha. Devo respeitá-la e exercer o princípio da alteridade nesse exato momento, me colocando no lugar do outro e respeitando suas escolhas.
Particularmente tenho diversificado minhas leituras, e confesso que tenho ganhado muito com isso. Me lembro que houve um tempo em que "achei" que só existiam os clássicos, que não se produzia nada novo, meu mundo era demasiadamente restrito... Felizmente descobri quão errada estava. Hoje tenho expandido minhas leituras: Leio Machado de Assis, Goethe, Eça, Aleilton Fonseca, Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Clarice Lispector, André Sacramento, José Luandino Vieira, Alfredo Troni, clássicos brasileiros, portugueses, universais, leio faricanos, ingleses, paulistas, cariocas, mineiros, baianos conhecidos e desconhecidos...leio blogs...Se você tiver um livro é só me mandar que leio...A leitura é antes de tudo um ato de amor!

E você o que anda lendo?
Indique aqui seus livros preferidos...

2 comentários:

Tania disse...

Adorei tuas palavras, cara, no meu blog.
E este teu blog está um primor de ler, para nós então que apreciamos a literatura e o prazer de ler. Vou logooooo!!!!
Tania

Anônimo disse...

Olá Paula,
Gosto muito e recomendo a autora moçambicana Paulina Chiziane. Um universo muito feminino e tradicional do país de origem. "Niketche" e "Balada de amor ao vento" são os meus preferidos. Se não encontrares os meus livros podem viajar até ao teu lado do oceano. Beijos e boas leituras. saobranca@gmail.com
maltabrava.blogspot.com