13 de novembro de 2011

Guimarães Rosa - Correspondência

 Meus queridos amigos, como já disse em outras ocasiões, gosto muito de correspondências alheias. 
Creio que ao escrevermos uma carta colocamos dentro do envelope um pedacinho de nós mesmos e enviamos a um destinatário que supostamente depois de ler irá guardar em alguma gaveta ou caixa - espera-se sempre não ser rasgada, queimada ou jogada no lixo - esse pedaço de papel, o qual  nos leva em cada linha.  Há aqueles que beijam as cartas, abraçam, cheiram, olham e suspiram, há os que leem e choram, deixando lágrimas marcar o papel. Há muita emoção e vida dentro dos envelopes. Pois bem meus queridos, segue uma carta de Guimarães Rosa ao Pe. João Batista Boaventura.
Nesta carta, Guimarães fala de "O recado do morro", conto que  integra o livro Corpo de Baile,  de Guimarães Rosa. E como não poderia deixar de ser, temos a possibilidade de conhcer um pouquinho mais este autor que encanta milhares de leitores mundo à fora.


Segue abaixo a carta...













3 comentários:

CESAR CRUZ disse...

Paula,

Como vc, também adoro ler trocas de cartas entre escritores!

Adorei esta, obrigado! Não a conhecia...

Segue uma dica: as cartas trocadas entre o Mario Quintana e o Sérgio Faraco. Excelentes. Faraco, que hoje é setentão, era jovem, e Quintana já um senhor... Vc as encontrará no livro Quintana e Eu, do próprio Sérgio Faraco. Muito enriquecedoras para quem, como a gente, se acha escritor... rs.

bjo
Cesar

Giovanna disse...

Mais uma admiradora, embora não seja escritora, tb amo ler as cartas de escritores, filosofos... li recentemente uma de Freud e Jung uma troca de cartas e experiências e outras bem interessantes...

Abraços pra ti Paula
Giovanna

Lindy Cardoso disse...

Amiga, curiosidade é meu segundo nome. Ler diários é minha preferência.
As cartas também atraem minha atenção, por isso parei aqui alguns minutos lendo esta. Muito rica. Aliás, Guimarães Rosa é muito rico. Nas palavras da carta sentimos a poesia respirar.
Gostei da postagem, qdo encontrar mais jóias como esta continue dividindo conosco. Obrigada!
Bjs