3 de junho de 2014

Lançamento: Vozes femininas: novos ecos tecidos no sertão


O livro “Vozes femininas: novos ecos tecidos no sertão” é parte integrante do projeto (com o mesmo nome do livro), que tem por objetivo dar voz às mulheres, inserindo-a no espaço da produção literária de autoria feminina, ressignificando, assim, o olhar sobre o modo de vida do sujeito sertanejo, mais precisamente a mulher sertaneja, quer a jovem (escritora) quer a velha (narradora).
O projeto foi realizado na cidade de Riacho de Santana-BA, e dividiu-se em dois momentos: no primeiro, propiciou para um grupo de mulheres a participação em uma oficina de criação literária (cordel, gênero escolhido pela relação umbilical com o Nordeste), ministrada pelo cordelista Marco Haurélio; e no segundo momento aconteceu a escrita de um texto em cordel pelas participantes, narrando a vida de uma outra mulher sertaneja idosa. A produção textual deu origem a este livro.
Mulheres sertanejas que narram a vida de outras mulheres sertanejas, eis a seiva deste livro cheio das vozes que ecoam no sertão. Vozes historicamente abafadas por sua condição: ser mulher, e, em casos mais específicos, sertaneja, pobre, ágrafa e/ou velha. Vozes que ganham espaço, encantam e emocionam na escrita e nas rimas de Ana Cláudia Neves de Jesus, Ana Cláudia Neves Silva, Bárbara Lourena de Sousa Santos Oliveira, Edilane de Jesus Gomes, Elza Ferreira de Araujo, Genelice Pereira de Souza Azeredo, Josilene Castro Amorim Alcântara, Leandra Jesus da Silva, Lindiane Carla Pereira Cardoso, Luana Caroline de Oliveira Alves, Maria José Caetano da Silva, Maria Lúcia de Jesus, Marizete de Souza Cardoso,  Rosa Maria de Jesus, Telma Rebouças de Almeida.
 
 
Paula Ivony Laranjeira (Org.)
 
 
OBS.: Alguns exemplares do livro serão doados à bibliotecas do município e região e outra parte, vendido para financiar um novo projeto.

Nenhum comentário: