1 de novembro de 2012

BICICLOTECA: leitura que roda


Hoje conheci o projeto Bicicloteca. Fiquei encantada e gostaria de partilhar com vocês. A seguir um pouco da história. E aqui o site para que outros detalhes possam ser conhecidos (AQUI).

Enquanto um violonista toca  “Jesus Alegria dos Homens”, um jovem morador de rua, examina  um livro contendo a relação de espécimes raras de pássaros encostado na “Bicicloteca” um híbrido de Bicicleta e biblioteca que costuma circular pelas praças da cidade,  o rapaz de cerca de 30 anos,  parece surpreso em reconhecer aves raras que habitam as praças da sexta  maior metrópole do Mundo.
A Bicicloteca é um movimento independente que nasceu mais ou menos ao mesmo tempo em várias partes do mundo, mas com uma coisa em comum, chegar onde a Biblioteca pública não chega, ou não é acessível para uma grande  parte da população  que não tem onde morar,  sem  um endereço fixo, não é possível conseguir um livro numa biblioteca Pública. Mas a Bicicloteca de São Paulo tem uma função nova, recuperar a auto-estima de pessoas em situação de rua, este tipo de gente , mora em comunidades, abrigos, cortiços, pensões  e por uma tragédia qualquer, acabaram tendo que viver nas ruas.  No Brasil, o morador de rua, não recebe nenhum subsídio do governo, não recebe atendimento adequando que possa recuperá-lo e reinseri-las na comunidade, conseguir trabalho e educação.  É aí que entra nosso personagem, o Robson Mendonça. Encontrei o Robson Mendonça durante um passeio de bicicleta com o Prefeito  Sam Adams da Cidade de Portland,  que estava em São Paulo para reunião da C-40,  presidido pelo Prefeito Michael Bloomberg e o Ex-Presidente dos EUA  Bill Clinton , e também com o Secretário de Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge. Após o passeio,  acompanhei o Secretário do Meio Ambiente até a Biblioteca Pública, no centro da cidade de São Paulo,  haveria ali um evento simbólico de plantio de árvore, nesta ocasião, encontramos o Sr.  Mendonça com uma Mochila nas costa, cheia de livros, entregando um  livro para cada morador de rua, ele nos disse que o sonho dele era conseguir um veículo para entregar maior quantidade de livros aos moradores de rua. Intrigados, queríamos saber porque ele entrega livros para Moradores de rua? A resposta foi,  “Eu aprendi a ler na época que eu também era morador de rua”, ele conseguiu sair das ruas, depois de ter lido o  Livro “A revolução do Bichos” de George Orwell.